Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

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TICS, SITES DE REDES SOCIAIS E A DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ENTRELACE DE MEMÓRIAS.
Marina Leitão Damin, Vera Dodebei

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar um entrelaçamento teórico entre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), sites de redes sociais e a deficiência visual com a memória, apresentando como estudo de caso o vídeo Growing up Blind, de Tommy Edison, em uma mescla de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Foram utilizados para complementar a discussão autores como Paul Ricoeur, Mayer-Schönberger, Aleida Assmann, José Van Dijck e Raquel Recuero, para tratar da relação entre memória e redes sociais; bem como o Relatório Global UNESCO denominado Abrindo novos caminhos para o empoderamento: TIC no acesso à informação e ao conhecimento para as pessoas com deficiência e as normas do World Wide Web Consortium para abordar a acessibilidade e as tecnologias assistivas. Como resultado final, entende-se que as memórias de infância Tommy Edison, que nasceu cego, publicadas por meio das TICs no site de rede social YouTube chegam ao coletivo. Também se conclui que, por meio das interações entre Tommy Edison e os usuários, existe a criação de laços. Por fim, salienta-se a importância dos mediated memory objects na criação de vestígios de um passado recente.

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