Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
Competência em informação e os bibliotecários de hospitais universitários
Vanessa Souza Mendonça, Jacqueline Leta

Última alteração: 2015-12-19

Resumo

Pesquisa de caráter qualitativo que visa responder a questão de pesquisa "como os bibliotecários que atuam nos hospitais universitários desenvolvem as competências em informação exigidas para o exercício de suas funções?". Tem como objetivo geral verificar se e como os bibliotecários estão desenvolvendo a competência em informação na área da Saúde. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório e um estudo de caso dos bibliotecários que atuam nas bibliotecas dos hospitais universitários federais e estaduais. A técnica para coleta de dados utilizada foi o questionário do tipo online. Os resultados apontam que os profissionais bibliotecários são predominantemente do sexo feminino, entre vinte e quarenta anos, com cinco a vinte anos de formação. Realizam atividades relacionadas a indexação e busca bibliográfica e as habilidades e competências exigidas durante a prática profissional têm relação com as mesmas atividades. Buscam se atualizar e se capacitar, tendo como preferência cursos presenciais e/ou a distância para desenvolver a competência em informação.

Texto completo: PDF