Última alteração: 2015-12-11
Resumo
As unidades de informação são cidadelas do saber, abrigando em seu espaço informações registradas sob os mais variados suportes, possibilitando a fruição do saber, o prazer da leitura, o usufruto da cidadania, a aprendizagem duradoura, o desenvolvimento cultural e o crescimento intelectual do indivíduo. Nestes lugares o atendimento as necessidades do usuário, o desenvolvimento/tratamento eficiente da documentação, coleções e acervo, bem como a plena disseminação da informação são resultados esperados pela própria organização e pelo usuário. E isso pode ser estendido para todos os espaços informacionais, pois, são representações dos espaços próprios da vida social. Por isso, refletir acerca de questões do poder organizacional em unidades de informação poderão contribuir com ações de melhoria no processo político organizacional que se forma nos espaços de trabalho. Assim, objetiva-se consubstanciar entendimentos entre a informação e poder, no sentido de discutir seus possíveis nexos e causalidades para o espaço organizacional. Conclui-se que se a informação é conhecimento e o conhecimento é poder, então a informação é poder. Ou seja, a assimetria da informação em ambientes organizacionais é um elemento que gera incerteza: quem for capaz de diminuir a incerteza terá mais informações e consequentemente mais poder.