Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA FACED/UFRGS EM PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS : PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES
Ana Gabriela Clipes Ferreira

Última alteração: 2015-12-17

Resumo

Trata-se de estudo cientométrico com o objetivo de apresentar os primeiros resultados de mapeamento da produção científica da população da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Neste recorte, serão analisados os artigos de publicações periódicas. Através de abordagem quantitativa, contextualiza a instituição e descreve as principais características das revistas nas quais os docentes  publicaram. Os dados foram coletados através dos registros bibliográficos coletados no software do Sistema de Bibliotecas da Universidade e organizados e tratados em planilha eletrônica. Apresenta os tipos de publicações onde são publicado os artigos, o número de trabalhos por departamento e por ano e os docentes mais produtivos. O maior número de publicações consta em periódicos nacionais indexados e não indexados, sendo 53% dos trabalhos. Os artigos publicados em revistas de divulgação figuram em menor somatório em relação aos periódicos científicos nacionais e internacionais, todavia, dos 9 pesquisadores que possuem mais de 1% de produção da população, a autora com maior número de artigos também apresenta maior produtividade em publicações de divulgação. As primeiras considerações apontam que as mesmas análises não poderiam ser realizadas se os dados fossem coletados em bases de dados convencionalmente utilizadas em estudos similares e a necessidade de padronização dos dados.

Texto completo: PDF