Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E O ARQUIDEVIR SIMBÓLICO
Gustavo Silva Saldanha

Última alteração: 2015-12-11

Resumo

No quadro genérico, a noção de “pós-estruturalismo” aproxima um amplo grupo de ideias e de seus autores e coloca em foco questões como linguagem ordinária, fenômeno, discurso, cultura, contexto, alteridade, historicidade. Interessa-nos perceber, dentro da possível dinâmica epistemológica de reconhecimento do pós-estruturalismo dentro dos estudos informacionais, um conceito que, por vezes, passa silencioso pela construção epistemológico-histórica da Ciência da Informação. Trata-se do simbolismo e sua condição na invenção e na definição de uma ciência para informação. Ronald Day, em sua revisão sobre o conceito nos estudos informacionais menciona apenas em dois momentos o discurso sobre o simbólico – ao tratar de questões como “economia simbólica” e da “construção simbólica do espaço-tempo”. No entanto, as indicações epistemológico-históricas de Jesse Shera e Paul Otlet escondem em sua condição um panorama fundamental para se pensar o simbolismo – e, no caso da proposta dayana, a própria questão dos significados do “pós-estruturalismo” nos estudos informacionais. Este estudo, baseado em uma epistemologia histórica do pensamento informacional e nos argumentos da filosofia da linguagem ordinária,  propõe uma reflexão filosófica sobre as possibilidades de intrepretação do que abordamos como um arquidevir simbólico da Ciência da Informação, ou seja, o destino remoto e contemporâneo do campo articulado pelas questões simbólicas, em geral resultantes, hoje, de categorizações como “pós-estruturalismo”. Os desdobramentos da reflexão concluem-se no reconhecimento relevância histórica – uma arqui constituição do campo, diacrônica -, como em uma relevância em recorrente atualização – um devir permanente, fruto da presence de um “culturalismo linguístico” em diversos aportes sincrônicos da contemporaneidade.

Texto completo: PDF