Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

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A função educacional do bibliotecário: o autoarquivamento em repositórios institucionais como locus para o letramento infomacional
Rosangela Maria Nascimento, Alberto Calil Junior

Última alteração: 2015-12-12

Resumo


Tem como objetivo principal identificar as práticas educativas dos bibliotecários das universidades públicas federais para conscientizar a comunidade discente do Movimento de Acesso Livre à Informação Científica através do autoarquivamento em repositórios institucionais. Além disso, apresenta a questão do letramento informacional como prática educativa a ser desenvolvida pelos bibliotecários nesse processo de conscientização. No aspecto metodológico, foram escolhidos para pesquisa os repositórios institucionais das universidades públicas federais listados no sítio do Instituto Brasileiro em Ciência e Tecnologia, que apresentassem em suas coleções digitais as tipologias documentais referentes à comunidade discente, com vistas a ter subsídios para a discussão sobre o autoarquivamento e o papel dos bibliotecários nessa atividade, bem como a possibilidade de servir como espaço para o exercício da função educativa do bibliotecário. A pesquisa é de caráter exploratório devido ao fato dos repositórios institucionais começarem a ser implantados no Brasil com o incentivo do Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia no final da década passada, mais precisamente no ano de 2009. Verificou-se, no resultado preliminar da pesquisa no sítio do Instituto Brasileiro em Ciência e Tecnologia, que a participação da comunidade discente no autoarquivamento dos repositórios institucionais é ainda ínfima, apontando a necessidade de uma atuação mais efetiva do bibliotecário no processo de aprendizagem no uso dos repositórios institucionais nas universidades públicas federais.


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