Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
IDENTIDADE CULTURAL E MEMÓRIA: PERMISSIBILIDADE DISCURSIVA ATRAVÉS DO CORDEL
Manuela Eugênio Maia

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


O cordel é um documento instigante para a análise discursiva, permeado por interdiscursos e por relações complexas e difusas, que retrata os ditos e escritos populares e, ao mesmo tempo, particulariza a narrativa quando permite a um único sujeito (ou a alguns) a propriedade do texto. O extrato oriundo da tese em desenvolvimento tem como questão central discutir a identidade cultural e memória em meio à permissibilidade discursiva presente no cordel. Abordagem estritamente qualitativa, que se baseia na descrição e na interpretação sobre o cordel, categorizando-o e compreendendo as suas práticas de ressignificação. Pesquisa de cunho documental tomando por base a leitura e a análise de folhetos digitais acumulados por meio de 6 (seis) anos de projeto que tem sido desenvolvido desde 2006 em torno do acervo de cordéis da Biblioteca Átila Almeida. Pode-se preliminarmente afirmar que o cordel pratica com muita facilidade a intertextualidade com particularidades múltiplas como o descompromisso com a demarcação de pertinência primeira da criação. Além disso, os folhetos se caracterizam com especificidades culturais nordestinas e brasileiras, desde as temáticas eleitas metrificadas à marcação das estrofes, conferindo a esse documento representatividade identitária. A análise envolvendo o processo de ressignificação desse produto cultural permite refletir acerca do "ontem", perceber as suas marcas discursivas no "hoje", bem como os traços que expressam a sua identidade cultural. Conclui-se que as discussões abarcando este estudo se ancoram no envolvimento do cordel e sua interlocução com a Ciência da Informação, contribuindo para a epistemologia memorialística da área na perspectiva da cultura e da memória.

Texto completo: PDF