Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
Aspectos de Vulnerabilidades em Bibliotecas Digitais Acessíveis
Christiane Gomes dos Santos, Wagner Junqueira de Araújo

Última alteração: 2015-12-17

Resumo

As bibliotecas digitais acessíveis são compostas por recursos técnicos e humanos que possibilitam a organização, preservação e compartilhamento de informações para pessoas com deficiência. A pesquisa objetiva analisar o modo como se desenvolve a preservação em bibliotecas digitais voltadas para pessoas com deficiência visual que utilizam sistemas de gerenciamento de objetos digitais de código aberto, com ênfase em sua proteção. A metodologia foi estabelecida com base na utilização da ferramenta de escaneamento Netsparker 3.1 em bibliotecas digitais acessíveis brasileiras: Biblioteca Digital e Sonora da Universidade de Brasília (BDS/UnB), Biblioteca Digital Acessível do Ministério da Educação (BDA/MEC) e o Repositório de Informação Acessível da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RIA/UFRN). Considerou-se a importância de avaliações de riscos e a elaboração de estratégias para o fortalecimento dos mecanismos de defesa para eventuais ameaças a que estejam expostas as bibliotecas digitais acessíveis.

Texto completo: PDF