Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
Oralidade, Mediação da Informação e da Literatura na escola
Sueli Bortolin, Luciane de Fátima Beckman Cavalcante, João Arlindo dos Santos Neto, Oswaldo Franscisco de Almeida Júnior

Última alteração: 2015-12-12

Resumo

Oralidade e mediação são o norte desta pesquisa, que discute os processos mediacionais dos bibliotecários escolares em exercício. Apresenta uma discussão em relação à oralidade e a mediação da informação e da literatura no âmbito de trabalho dos bibliotecários de bibliotecas escolares do ensino fundamental e médio na cidade de Londrina/PR. Tem como objetivo conhecer a partir do discurso e da memória dos bibliotecários escolares da Cidade, como eles exercem suas práticas mediacionais. Realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, sendo bibliográfica de início e posteriormente valendo-se de uma coleta de dados. Utiliza a metodologia colaborativa e a técnica de coleta de dados grupo focal, como método de análise dos dados a Análise de Conteúdo, mas especificamente a técnica da Análise Categorial. Como resultado apresenta a memória discursiva dos bibliotecários colaboradores quanto às práticas e os processos informacionais, especificamente, a mediação da informação e da literatura nas bibliotecas escolares. Conclui-se que utilizar o suporte oral para mediar a informação e a literatura é uma forma de efetivar as relações humanas, seja ela entre crianças, adolescentes e adultos; isto não pode ser diferente no âmbito escolar, que é um ambiente ideal às apropriações intelectuais e emocionais, culturais e afetivas.

Texto completo: PDF