Última alteração: 2015-12-16
Resumo
Considerando a caracterização da Gestão do Conhecimento (GC) como um campo multidisciplinar e o paradigma existente de que as práticas de GC podem contribuir com a produtividade e competitividade nos negócios, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar o processo de gestão do conhecimento na empresa Cerâmica Salema, na perspectiva da Ciência da Informação. Para alcançar tal objetivo, a investigação se fundamentou nos estudos sobre Ciência da Informação, Gestão e Conhecimento e Processos, e teve como aporte metodológico a pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem quantiqualitativa. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo, cujo instrumento utilizado foi um questionário misto, aplicado com o dirigente do nível estratégico, a fim de identificar as práticas existentes ou apoiadas pela organização, e com os gestores do nível intermediário e demais colaboradores do nível operacional (setores administrativo e de produção industrial), a fim de identificar o grau de participação desses membros no processo de GC. A análise dos dados coletados se deu por meio da análise de conteúdo, a partir da técnica temática ou categorial de Bardin (2011), considerando as categorias de análise elaboradas a partir do modelo de processo em GC representado por Bergeron (2003), o qual foi adotado como parâmetro para a pesquisa. Tal modelo possibilitou identificar as práticas existentes em cada etapa do processo em gestão do conhecimento, coerentes com os objetivos específicos da pesquisa. Os resultados deste estudo são capazes de subsidiar a elaboração de políticas e estratégias para a implantação de um Programa de Gestão do Conhecimento na empresa Cerâmica Salema, a partir da avaliação das iniciativas já implementadas e a identificação das lacunas e necessidades em cada etapa do processo.