Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

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ANÁLISE DA INTERAÇÃO EM REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS
Sandra de Albuquerque Siebra, Júccia Nathielle Nascimento

Última alteração: 2015-12-17

Resumo


Os repositórios institucionais reúnem toda a produção científica, intelectual, artística e acadêmica de uma instituição e, devido ao seu público ser heterogêneo, pensar em como tornar a interação com esses ambientes mais fácil e acessível se torna algo relevante. Nesse contexto, este artigo apresenta um recorte de pesquisa com foco no mapeamento das dificuldades, problemas, dúvidas e sugestões de usuários relacionados a interação com repositórios institucionais (RIs).  Esta foi uma pesquisa descritiva, realizada a partir de testes de usabilidade e acessibilidade, com análise qualitativa e quantitativa dos dados obtidos Usou-se também como instrumentos de coleta de dados, questionários de satisfação e observação direta das ações sendo realizadas. Os testes de acessibilidade foram aplicados a um RI de Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) por capital brasileira. Já os testes de usabilidade foram realizados nos RIs da UFRGS, UFPR, UFSC, UFBA e UFPE. Esses repositórios foram selecionados por possuírem o maior quantitativo de documentos depositados. Como resultados foram detectados problemas na navegação e na busca avançada, além de ter ficado claro que esses ambientes não estão preparados para o acesso por pessoas com deficiência. Essa pesquisa possibilita um diagnóstico de como os repositórios brasileiros estão promovendo o acesso a informação e a interação com seus usuários.


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