Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
SUPORTE SOCIAL INFORMACIONAL MEDIADO POR GRUPOS NO FACEBOOK: UM ESTUDO DE CASO
Gustavo Miranda Caran, Jorge Calmon de Almeida Biolchini

Última alteração: 2015-12-12

Resumo


Os ambientes digitais vêm sendo utilizados de maneira intensa, sobretudo, a partir do século XXI, impulsionado pela difusão das Tecnologias de Informação e Comunicação. A propagação das tecnologias colaborativas mediadas na Internet ampliou as possibilidades de interação, fazendo com que se desenvolva uma rede social composta por atores, simultaneamente, produtores e usuários da informação. Essa dinâmica possibilita o desenvolvimento de ambientes informacionais para o suporte social: ou seja, em que as relações entre indivíduos constituídas nesses ambientes promovem benefícios de ordem instrumental ou emocional. A partir desse panorama, o presente trabalho apresenta uma proposta de Estudos de Uso e Usuário da Informação baseada na Análise de Redes Sociais (ARS), considerando uma abordagem estrutural e funcional no fluxo da informação em mídias sociais. Para tal, foi realizado um estudo de caso de um grupo do Facebook voltado para o suporte social do Deficiente Visual (DV), composto por 994 usuários, dos quais 260 participaram publicando, comentando ou curtindo conteúdos. Foi empregada a ARS para observação das propriedades estruturais e funcionais do suporte social informacional, levando à identificação de 16 categorias temáticas. Os resultados destacam a divulgação de: informações de caráter instrumental, abordando sobre as tecnologias assistivas, pesquisas científicas, divulgação de instituições de apoio e capacitações para o DV; e informações de caráter emocional, oriundas de relatos de experiências de vida e da autoapresentação. Pretende-se, a partir dos desdobramentos desse trabalho, desenvolver uma agenda de pesquisa em microssociologia dos estudos de rede, com o intuito de investigar as potencialidades e apropriações das mídias sociais para a promoção da qualidade de vida e do bem-estar.


Texto completo: PDF