Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
A Gestão de Conteúdo Corporativo em Empresa do Setor Elétrico: um Relato de Caso
Marcello Bax, Livia Teixeira, Elisangela Aganette, Fernando Zaidan, Marco Aurélio Mendes

Última alteração: 2015-12-16

Resumo


Uma solução de ECM visa gerenciar conteúdos necessários à realização eficiente das tarefas diárias dos colaboradores de uma organização. O objetivo do artigo é relatar uma iniciativa de P&D na área de ECM numa grande concessionária de energia de Minas Gerais. Apresenta e discute os principais produtos do projeto, sintetizando alguns desafios e lições aprendidas. Guiada pelo quadro metodológico da Design Science Research, a pesquisa partiu da coleta de dados quantitativos e qualitativos, incluindo observações, análise documental e entrevistas semi-estruturadas, e evoluiu ao longo do processo de concepção de artefatos que se estendeu pelo período dois anos (julho/2013 a julho/2015). Tais observações e conclusões foram correlacionadas com a literatura científica sobre ECM. O estudo contribui para a Ciência da Informação, investigando em profundidade a adoção de ECM no contexto de organizações de capital misto, do setor elétrico, da administração pública no Brasil. Conhecer a história de um projeto real de ECM pode auxiliar outros projetos semelhantes.

Texto completo: PDF