Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

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A COAUTORIA ACADÊMICA INTERPROGRAMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE BASEADA EM MÉTRICAS EM GRAFOS
Marynice Medeiros Matos Autran, Maria Manuel Borges, Jesús Pascual Mena-Chalco

Última alteração: 2015-12-17

Resumo


A colaboração acadêmica tem sido objeto de preocupação de um sem-número de investigadores nas últimas décadas, sendo estudada sob as mais diferentes perspectivas e pressupostos. Esta forma de interação pode ser estimada de forma implícita ou explícita. Um tipo de colaboração explícita é a coautoria na escrita de artigos científicos. Neste trabalho consideramos a coautoria acadêmica dos professores/pesquisadores associados a todos os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIs). Definimos como objetivo geral identificar e avaliar por meio de métricas em grafos (centralidade de grau, centralidade de intermediação, centralidade de proximidade, coeficiente de agrupamento e peso ponderado) a rede de coautoria interprogramas. Este tipo de rede permite estudar e avaliar a colaboração entre instituições da área, analisando as colaborações científicas no nível de artigos de periódicos, comunicações apresentadas em eventos, livros, capítulos de livros e resumos expandidos. A produção científica referente ao período 2008 a 2012 foi extraída do Currículo Lattes dos docentes/pesquisadores através da ferramenta scriptLattes. A rede de coautoria entre PPGCIs foi construída através de uma nova ferramenta que desenvolvemos. Dentre os resultados obtidos, podemos destacar que os PPGCIs da UNESP, UFPB e USP são os que mantêm o maior número de inter-relações, constituindo-se os nós centrais da rede por se encontrarem em posição estratégica; que se encontram mais próximos dos demais, de acordo com a distância geodésica; detêm o maior número de coautorias e concentram o maior controle de fluxo. Estes resultados evidenciaram que tais programas exercem grande importância,  e influenciam a forma de interação com os outros programas da área.

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