Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
ATUAÇÃO DE BIBLIOTECÁRIOS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS: ESPAÇO DE MEDIAÇÃO CUSTODIAL OU PÓS-CUSTODIAL?
DRª LUCIANA MOREIRA

Última alteração: 2015-12-12

Resumo

Fruto de uma pesquisa doutoral, o artigo tem por objetivo discutir a questão da mediação da informação no ambiente das bibliotecas universitárias. A questão norteadora busca identificar se o bibliotecário se reconhece como mediador entre o usuário da informação e as tecnologias digitais disponíveis na biblioteca. O universo da pesquisa é composto por bibliotecas universitárias de Portugal e da região nordeste do Brasil. Esse recorte territorial se deu para evitar disparidades entre os resultados. Os sujeitos pesquisados foram bibliotecários brasileiros e portugueses. O método aplicado foi o quadripolar, onde se trabalha a partir dos polos: epistemológico, teórico, técnico e morfológico. Especificamente no polo técnico utilizou-se como instrumento de coleta de informações a aplicação de questionário on-line enviados por e-mail aos bibliotecários. No geral participaram da pesquisa doze universidades portuguesas e dez universidades brasileiras, perfazendo um total de 66, 47% de questionários respondidos. Através dos resultados obtidos foi possível constatar que os bibliotecários se reconhecem como mediadores informacionais, num contexto de mediação pós-custodial. Além da língua, podemos perceber que há uma similaridade nas respostas em relação às atitudes assumidas no âmbito profissional, não havendo dificuldades de ação ao atender o usuário, seja presencial ou não, adotando como parte natural do processo, o uso de tecnologias digitais.

Texto completo: PDF