Última alteração: 2015-12-16
Resumo
A presente pesquisa apresenta a auditoria como ferramenta para verificação do cumprimento das normativas relativas à gestão de documentos nos serviços arquivísticos das organizações. Entende a gestão de documentos como macroprocesso, e que deve ser compreendida de forma abrangente, no sentido de que os elementos de planejamento, execução e acompanhamento sejam considerados no desempenho das ações da gestão de documentos. Demonstra que a auditoria permite a verificação do cumprimento de políticas, normas, procedimentos e outros instrumentos normativos de uma organização relacionados às atividades de gestão de documentos. Propõe uma metodologia de auditoria aplicada à gestão de documentos. Evidencia que a auditoria aplicada à gestão de documentos como uma ferramenta para verificar e evidenciar o grau de cumprimento de critérios, proporciona o fornecimento de informações que subsidiarão o planejamento de melhoria para o macroprocesso de gestão de documentos. Conclui que com a verificação do macroprocesso de gestão de documentos, o planejamento da melhoria dos seus processos influencia na qualidade dos serviços arquivísticos.