Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
IDENTIDADE E ACOPLAMENTO ESTRUTURAL PARA O SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFAM
Karina Batista de Sales, Jordan Paulesky Juliani, Delsi Fries Davok

Última alteração: 2015-12-16

Resumo

A criação dos Institutos Federais de Educação Científica e Tecnológica trouxe a seus agentes muitas mudanças e complexidade de ambiente. Entre esses agentes estão as bibliotecas, que devem serem vistas e consideradas como organizações, ajustando-se às complexidades e às mudanças. As bibliotecas desses Institutos estão buscando se organizarem em sistema integrado de biblioteca (SIB), buscam um modelo de gestão que a ajudem a lidarem com as mudanças e complexidades que as envolvem. Muitos desses institutos buscam que o sistema integrado seja subordinado a alta administração, como a maioria dos sistemas integrados das bibliotecas universitárias. Este artigo apresenta o resultado de duas primeiras etapas consideradas indispensáveis para constituir um sistema inexistente dentro de uma estrutura administrativa, são: identidade e propósito da organização, e onde um sistema inexistente será acoplado na instituição. Esses resultados são provenientes da dissertação de mestrado que teve por objetivo propor um modelo de sistema integrado de bibliotecas para o Instituto Federal do Amazonas. Aplicou-se o modelo conceitual Viable System Model (VSM), Modelo de Sistema Viável, para a construção de um sistema integrado de bibliotecas. Para aplicação do Modelo de Sistema Viável foi necessário aplicar uma metodologia própria, a utilizada foi a descrita por Pérez Ríos (2008) que consiste em quatro etapas. As duas etapas apresentadas neste artigo, ajudaram a compreender a estrutura administrativa do IFAM, e proporcionou a visão que o acoplamento desse sistema deve levar em conta interesses institucionais e, não somente políticos que comumente ocorrem em organizações.

Texto completo: PDF