Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
VOCAÇÃO EDUCATIVA DO MUSEU VIRTUAL DE INSTRUMENTOS MUSICAIS: UMA PROPOSTA A PARTIR DA PESQUISA TEÓRICA E DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO MUSICAL
Adriana Olinto Balleste, Alea de Almeida

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


Investigação sobre as possibilidades de enfatizar a vocação educativa do Museu Virtual de Instrumentos Musicais (MVIM) e intensificar o diálogo com o público, principalmente alunos e professores do ensino fundamental. Para isso foi realizada uma pesquisa teórica e entrevistas com professores de Educação Musical. O quadro teórico da pesquisa conta com autores como Dudziak (2001), Muchacho (2005a, 2005b), Valente (2009) e Lima (2010) que discutem os conceitos de museu virtual, competência em informação e as práticas e fins educativos do museu. As entrevistas foram analisadas usando a metodologia da análise de conteúdo. A pesquisa demonstrou que o MVIM tem espaço de atuação junto ao público de professores e adolescentes e que ferramentas tais como vídeos, jogos, textos, áudios, podem ser utilizadas para a aproximação entre o museu e seu público.

Texto completo: PDF