Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO E USABILIDADE DE PORTAIS: O ESTUDO DE CASO DO PORTAL DA SUPERINTENDÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO (SDC) DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)
Manoela Ferraz Moyses Nunes, Adriana Olinto Ballesté

Última alteração: 2015-12-12

Resumo

Corresponde a um estudo de caso e a uma pesquisa descritiva com dados qualitativos e quantitativos que tem como objetivo avaliar sob a ótica do usuário - o servidor bibliotecário - o portal da Superintendência de Documentação (SDC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), a partir de aspectos de arquitetura da informação e de usabilidade. Investiga se as necessidades informacionais dos usuários do portal estão sendo atendidas, o que caracteriza a pesquisa como um “estudo de usuários”.   Utiliza para a coleta de dados as técnicas de usabilidade: grupo focal e avaliação heurística as quais são baseadas nas percepções das pessoas. Conclui-se que há uma tendência positiva quanto a satisfação dos usuários em relação ao portal, mas ainda há pontos que necessitam ser aprimorados.

Texto completo: PDF