Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
TIPOLOGIAS E CLASSIFICAÇÕES: UM ESTUDO SOBRE AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS (DSM)
Francisco Arrais Nascimento, Francisco Francinete Leite Junior, Fabio Assis Pinho

Última alteração: 2015-12-19

Resumo


A pesquisa em questão objetiva discutir tipologias e classificações a partir de um estudo terminológico sobre a temática de gênero e sexualidade no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, analisando as questões informacionais sobre gênero e sexualidade. Os pressupostos teórico-metodológicos da investigação proposta situam-se em consonância com a Organização da Informação sob uma perspectiva interdisciplinar. Os procedimentos adotados na composição do campo privilegiaram a pesquisa Documental, neste caso as cinco edições do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Logo o mapeamento buscou elementos característicos da sexualidade e do Gênero, reconhecendo o contexto de criação de tais manuais. O tratamento dos dados foi organizado a partir de um quadro sistemático-analítico, tomando as seguintes informações de acesso no campo: Titulo, Ano de Publicação, número de páginas, conceito de Gênero e Sexualidade. Diante disso, conclui-se que no que se refere às questões de Gênero e Sexualidade é perceptível a ideia de patologização, enquadrando e normatizando as práticas sexuais, os prazeres e os desejos sob um discurso médico-cientifico. A inclusão e exclusão de categorias e classificações ultrapassam questões linguísticas e conceituais, apresentando-nos o poder do discurso biomédico sobre os sujeitos, mostrando a imbricada relação entre o saber e o poder, tal como os movimentos de lutas e resistências no mundo contemporâneo.


Texto completo: PDF