Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
Análise da literatura nacional sobre livro digital e eletrônico como subsídio a sua incorporação nas bibliotecas universitárias brasileiras
Isabel Grau, Nanci Oddone

Última alteração: 2015-12-17

Resumo

A inclusão do livro digital e eletrônico (LDE) nos acervos das bibliotecas universitárias tem trazido novas possibilidades, mas também grandes desafios a estas entidades. A compreensão do que é o LDE e dos desdobramentos de sua presença nas bibliotecas é essencial para lidar com a questão. Para isto, deve-se obter apoio da literatura. A fim de verificar como o tema está sendo explorado na literatura nacional na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), ao levantar problemáticas e reflexões locais, deve-se mapeá-la e analisá-la. Esta pesquisa teve como objetivo central mapear a produção acadêmica nacional sobre o tema. Os objetivos específicos foram categorizar os assuntos abordados na literatura acadêmica nacional, verificar suas métricas e analisar os resultados quanto às fontes de pesquisa. A metodologia utilizada foi a documental e exploratória, além da análise de conteúdo e da categorização temática. Alguns resultados observados foram: instabilidade na terminologia utilizada; crescimento da literatura nacional sobre LDE em quantidade e abrangência de cobertura; amplo leque de assuntos abordados, com ênfase no impacto do LDE nas bibliotecas e na mudança do papel de bibliotecas e bibliotecários, tecnologias, aquisição e estudos de caso; e necessidade de aperfeiçoar as fontes de pesquisa. Nota-se que o LDE é um tema relevante para a área de BCI e que oferece um campo amplo e em aberto para pesquisa. Mapeamentos da literatura acadêmica sobre LDE como a presente pesquisa são relevantes para aprofundar a compreensão sobre o produto e assim contribuir para encontrar soluções quanto a sua incorporação às bibliotecas.A inclusão do livro digital e eletrônico (LDE) nos acervos das bibliotecas universitárias tem trazido novas possibilidades, mas também grandes desafios a estas entidades. A compreensão do que é o LDE e dos desdobramentos de sua presença nas bibliotecas é essencial para lidar com a questão. Para isto, deve-se obter apoio da literatura. A fim de verificar como o tema está sendo explorado na literatura nacional na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), ao levantar problemáticas e reflexões locais, deve-se mapeá-la e analisá-la. Esta pesquisa teve como objetivo central mapear a produção acadêmica nacional sobre o tema. Os objetivos específicos foram categorizar os assuntos abordados na literatura acadêmica nacional, verificar suas métricas e analisar os resultados quanto às fontes de pesquisa. A metodologia utilizada foi a documental e exploratória, além da análise de conteúdo e da categorização temática. Alguns resultados observados foram: instabilidade na terminologia utilizada; crescimento da literatura nacional sobre LDE em quantidade e abrangência de cobertura; amplo leque de assuntos abordados, com ênfase no impacto do LDE nas bibliotecas e na mudança do papel de bibliotecas e bibliotecários, tecnologias, aquisição e estudos de caso; e necessidade de aperfeiçoar as fontes de pesquisa. Nota-se que o LDE é um tema relevante para a área de BCI e que oferece um campo amplo e em aberto para pesquisa. Mapeamentos da literatura acadêmica sobre LDE como a presente pesquisa são relevantes para aprofundar a compreensão sobre o produto e assim contribuir para encontrar soluções quanto a sua incorporação às bibliotecas.

Texto completo: PDF