Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
FONTES DE INFORMAÇÃO ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS E PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO
Jacqueline Pawlowski Oliveira, Maurício Barcellos Almeida, Renato Rocha Souza

Última alteração: 2015-12-19

Resumo

Há muito o manuseio da informação tem desafiado profissionais da área da saúde enquanto usuários “informacionais”. Apesar da tecnologia da computação ter colaborado com a agilidade de armazenar e acessar as informações, ainda assim esse recurso não é utilizado de forma ampla e sistemática, pois muito desse conteúdo não atinge seu potencial de uso devido à falta de pessoal treinado para recuperá-lo, a ausência de mecanismos para processar e por problemas na sua própria qualidade.  Considera-se, assim, ser fundamental e relevante conduzir estudos que procurem ampliar a compreensão da estruturação e da possibilidade de uso de fontes de informação em saúde, situação que se apresenta como desafio cotidiano para os profissionais, pesquisadores e estudantes da área médica, principalmente para os usuários que irão utilizar as fontes pela primeira vez. Vislumbra-se, por esse contexto, ser imprescindível analisar e descrever recursos oferecidos nas fontes digitais de informação na área da saúde possibilitando elucidar as características funcionais dessas fontes, abordando-se também as várias acepções referentes ao processo de avaliação da qualidade da informação na área médica. A proposta desta pesquisa é identificar funcionalidades, estrutura e inter-relações de fontes de informação, categorizadas como sistemas terminológicos e bases de dados na área da saúde, bem como os aspectos ligados à qualidade da informação. A pesquisa possibilitou verificar as características das fontes, seus propósitos, estruturas e coberturas permitindo aos usuários uma visão abrangente da finalidade de cada fonte abordada. A análise realizada contribuiu para diminuir a complexidade envolvida no processo informacional, colaborando para o uso efetivo das fontes de informação, além de evidenciar os aspectos de qualidade nelas contidos. Com base neste estudo espera-se que os usuários de informação da área da saúde tenham em mãos um material instrucional que permita o uso eficaz das fontes de informação analisadas, colaborando para o uso relevante e aplicação adequada das informações.

Texto completo: PDF