Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
INCLUSÃO SOCIAL NO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO: Análise a partir do Regime de Informação
Janecely Silveira de Lima, Edivanio Duarte de Souza

Última alteração: 2015-12-12

Resumo

A sociedade contemporânea se constrói por influência deliberada dos meios e processos de comunicação, assim como pela cultura e pelos processos educacionais, com destaque para a rede de computadores, em especial, à internet, que viabiliza o acesso à informação. Assim, os processos de inclusão social por meio de soluções tecnológicas têm aberto espaços para pesquisas e debates no cenário atual. Com isso, a tendência é que muitos Estados desenvolvam políticas públicas de informação para inclusão. Todavia, é preciso levar em conta que não basta apenas criar mecanismos operacionais, sem formular e promover uma política dentro de um regime de informação adequado ao favorecimento da inclusão digital, isso porque esses mecanismos enquanto ações de transferência da informação deverão também considerar o armazenamento, a comunicação, o acesso e o uso desta. Frente a esse cenário discursivo, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar o regime de informação em que foi implantado o Programa Um Computador por Aluno no Estado da Paraíba e o seu alcance no domínio da inclusão social. A trilha metodológica entrelaça várias atividades correlatas à diversidade de sua constituição, contemplando um estudo de campo, com uma abordagem qualitativa e exploratória. O corpus da pesquisa se concentra em 05 (cinco) escolas. Os resultados da pesquisa indicam o mapeamento do regime de informação.

Texto completo: PDF