Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
PERIÓDICOS CIENTÍFICOS RUMO A EXCELÊNCIA: a proposta de um modelo de qualidade para a UFMG
Carla Cristina Vieira de Oliveira, Beatriz Valadares Cendon

Última alteração: 2015-12-17

Resumo

O aumento da publicação eletrônica de cunho cientifico nas universidades tem motivado o estudo sobre a qualidade da informação e das revistas produzidas no meio acadêmico. Com as facilidades do meio eletrônico, os quantitativos dos periódicos desenvolvidos nas unidades da UFMG aumentaram. Um levantamento recente identificou 70 periódicos publicados pela universidade ou com sua parceria . Observa-se neste universo que nem todos os periódicos são indexados em bases de dados, possuem Qualis e/ou padronização. A problemática desta pesquisa é investigar quais os requisitos necessários para alcançar a qualidade científica os periódicos publicados pela UFMG em seu escopo proposto precisa seguir e o que as diversas áreas do conhecimento precisam atender para ter visibilidade nacional e internacional? Objetiva-se apresentar um modelo de avaliação para os periódicos desta universidade, estruturado tendo por foco o objetivo dos periódicos de cada área do conhecimento.

Texto completo: PDF