Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
O IMPACTO DO TREINAMENTO DE USUÁRIO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL
Fernanda Gomes Almeida, Beatriz Valadares Cendón

Última alteração: 2015-12-12

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa que teve por objetivo verificar o impacto dos treinamentos no uso do Portal de Periódicos da Capes no nível da competência informacional dos discentes. A pesquisa inicia com uma revisão de literatura sobre o Portal de Periódicos da Capes. Em seguida, o artigo apresenta como fundamentação teórica estudos sobre competência informacional, recuperação de informação e construção de estratégias de busca. A metodologia foi qualitativa utilizando testes, entrevistas e observação teste pré-instrução, a amostra foi formada por 14 alunos se inscreveram voluntariamente em um programa de treinamento oferecido pela biblioteca da universidade para toda a comunidade UFMG. Após o teste de pré-instrução, os alunos passaram por uma sessão de treinamento. Na segunda etapa da pesquisa, teste pós-instrução e entrevistas, participaram sete dos 14 estudantes presentes na fase inicial. A coleta de dados foi realizada através da observação direta com captura de tela de computador no teste pré-instrução e, duas semanas depois, no teste pós-instrução. Na segunda etapa, a coleta de dados também foi realizada por meio de entrevistas. Os dados foram obtidos e analisados com base no segundo padrão da norma da ACRL Information Literacy Competency Standards for Higher Education. Os resultados levaram à conclusão de que a participação dos estudantes em sessões de treinamento influenciou positivamente a obtenção e o desenvolvimento das competências informacionais. A metodologia desenvolvida para o estudo é uma contribuição da pesquisa, por proporcionar a avaliação da competência informacional em estudantes de ensino superior tanto de forma objetiva quanto subjetiva.

Texto completo: PDF