Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS CURRICULARES INOVADORAS: um estudo de cotejamento dos projetos políticos pedagógicos
DAYANNE DA SILVA PRUDENCIO, Mara Eliane Fonseca Rodrigues

Última alteração: 2015-12-12

Resumo

Discute as aplicações das orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de Biblioteconomia na estruturação dos projetos políticos pedagógicos (PPP) e currículos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e curso de Biblioteconomia e Gestão da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Objetivou verificar se as reformulações curriculares efetuadas com base nestas diretrizes permitiu a construção de propostas educacionais inovadoras para responder às novas exigências de competência profissional requeridas pelo surgimento da sociedade da informação. As bases teóricas desta pesquisa foram construídas por meio de revisão de literatura, que forneceu os marcos teóricos e empíricos e também possibilitou observar a trajetória histórica do  processo de criação e aplicação das DCN nos cursos de Biblioteconomia do Brasil. Para análise foram selecionadas três unidades de registro: Flexibilização Curricular, Perfil Profissional, Competências e Habilidades.   Tais unidades foram cotejadas em relação ao conteúdo expresso nas DCN específicas para os cursos de Biblioteconomia e o que é anunciado no PPP das cursos em análise, buscando evidenciar conformidades e distorções. Aplicou-se, ainda, um questionário aos docentes para verificar o entendimento destes acerca das unidades selecionadas e também sobre a aplicação da proposta de flexibilização curricular em seu curso de atuação. Avaliou-se, também, se a aplicação das DCN sobre os PPPs permitiu a criação de propostas de ensino inovadoras. Conclui-se que os docentes das escolas analisadas pouco conhecem as DCN, pois ao explicitarem sua compreensão acerca das unidades destacadas por este estudo, denotam inconformidades com os enunciados oficiais das DCN. Contudo, ambas as propostas dos cursos analisados podem ser consideradas inovadoras, uma vez que apresentaram mudanças significativas em relação às versões anteriores, UNIRIO ao incluir os eixos de formação e a UFMG ao criar um núcleo comum de disciplinas que servem as três escolas da ECI.

Texto completo: PDF