Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
SOBREVIVEU, QUEM DIRIA: O PROCESSO DE MUSEALIZAÇÃO DO GABINETE DE HISTÓRIA NATURAL DO GINÁSIO PERNAMBUCANO NO SÉCULO XX
Emanuela Sousa Ribeiro

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


Este trabalho apresenta resultados parciais do projeto “Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia em instituições de ensino e pesquisa de Pernambuco: musealização, preservação e descarte no século XX”. Neste recorte apresentamos um estudo de caso sobre o processo de musealização da coleção do Gabinete de História Natural do Ginásio Pernambucano, atual Museu de História Natural Louis Jacques Brunet, localizado no Ginásio Pernambucano, colégio público de ensino médio fundado em 1825 e ainda em funcionamento na cidade do Recife- PE. Em um primeiro momento analisamos o conceito de coleção de história natural, buscando compreender a situação epistemológica desta disciplina no Brasil ao longo do século passado, relacionando as mudanças nas disciplinas que fazem parte das ciências naturais com os diferentes tipos de coleções e museus de ciências naturais e história natural que existem atualmente no Estado, de acordo com o Cadastro Nacional de Museus. A seguir localizamos as coleções de história natural no contexto do patrimônio cultural de ciência e tecnologia e do patrimônio escolar. Finalmente, apresentamos o caso da coleção de história natural do Museu Louis Jacques Brunet – única coleção a sobreviver, do século XIX a hoje, em Pernambuco – e analisamos os diferentes sentidos atribuídos aos processos de musealização da coleção ao longo da sua trajetória institucional, privilegiando o século XX, período em que a disciplina história natural passou por grande crise de legitimidade. Acreditamos que este estudo de caso pode contribuir para a compreensão da trajetória dos museus e coleções de história natural em todo o país, oferecendo elementos analíticos para a compreensão dos variados sentidos que podem ser atribuídos a este tipo de coleção.

Texto completo: PDF