Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

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O ESTADO DA ARTE DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL NA ÁREA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: RESULTADOS PRELIMINARES
Patrícia Mallmann Souto Pereira

Última alteração: 2015-12-16

Resumo


Trata-se de uma pesquisa em andamento, cuja questão central busca apreender a perspectiva contemporânea do estado da arte na temática de inclusão digital na área da Ciência da Informação no Brasil, em um primeiro momento, e no contexto internacional, posteriormente. O objetivo deste trabalho é apresentar resultados preliminares acerca da pesquisa, traçando um panorama geral do estado da arte da temática de inclusão digital no Brasil na área de Ciência da Informação. É uma pesquisa de caráter bibliográfico. Nesse primeiro momento, foram considerados os artigos publicados em periódicos técnico-científicos no âmbito da Ciência da Informação e da Biblioteconomia, buscados através da BRAPCI. A última coleta dos artigos foi realizada em julho de 2015. As palavras-chave utilizadas para a busca foram: inclusão digital, exclusão digital, telecentro, infoexclusão e infoinclusão. Foram recuperados 112 artigos, que foram analisados pelos resumos. Desses, 56 são resultados de pesquisas empíricas e 56 são artigos de discussão teórica. Os resultados apontam para três fases gerais da produção científica analisada, que são: a) de 2000 a 2005, quando a discussão estava sendo delineada e construída, com a busca por definições e do papel da Ciência da Informação e da Biblioteconomia; b) de 2006 a 2011, período de consolidação, em que a temática esteve no centro das discussões da área; em relação às pesquisas empíricas, há uma tendência ao estudo de projetos de inclusão digital específicos; c) a partir de 2012, percebe-se indícios de uma nova fase, sendo que a temática sai de voga, e as pesquisas empíricas deixam de se focar em projetos específicos e passam a se concentrar mais em grupos específicos, em que os projetos perpassam a relação dos sujeitos com as TICs. Considera-se importante conhecer os rumos e construtos presentes na literatura atual e os caminhos que a discussão necessita seguir.

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