Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

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MAPEAMENTO E ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO DOS EGRESSOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
DRª LUCIANA MOREIRA

Última alteração: 2015-12-12

Resumo


Apresenta os resultados preliminares de um projeto de pesquisa inserido no grupo Informação na Sociedade Contemporânea, do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  Tem como principal objetivo mapear e analisar o mercado de trabalho dos alunos egressos do curso de graduação em biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2000 a 2013. Especificamente neste trabalho serão retratados os resultados do período abrangido entre 2010 até 2013, realizado como a primeira etapa desta pesquisa. Os dados foram coletados através de questionário on line construído com a ferramenta do Google Docs e abordaram temas como perfil do egresso (faixa etária, nível salarial, formação anterior) e imagem do bibliotecário e do curso de biblioteconomia no mercado de trabalho. Foram enviados 88 e-mails aos ex-alunos cadastrados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Do total de questionários enviados, tivemos um retorno de 30 respostas, equivalente a um total de 34% dos questionários. Após análise foi possível chegar aos primeiros resultados desta pesquisa que apontam de forma preliminar para o perfil do bibliotecário como sendo um adulto jovem, com renda até três salários mínimos, solteiro e que está inserido no mercado tradicional das bibliotecas, seja universitária ou escolar, ou ainda ocupando áreas correlatas a sua formação, como arquivos. A pesquisa sinaliza para a necessidade de se investigar e analisar os egressos periodicamente, não apenas no Rio Grande do Norte através do curso de graduação em Biblioteconomia, mas em todo o Brasil, para ser construído de forma real e legítima um quadro sobre a situação dos egressos no mercado de trabalho e assim, dialogar com as instâncias de formação acadêmica. 


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