Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES DE INDEXAÇÃO AUTOMÁTICA: BREVE AVALIAÇÃO DOS PRINCIPAIS CRITÉRIOS
Graciane Bruzinga Borges, Gercina Ângela Lima

Última alteração: 2015-12-17

Resumo

Este estudo é resultado da dissertação de mestrado que apresenta uma pesquisa sobre os principias critérios utilizados na construção de softwares para indexação automática. A finalidade principal do trabalho foi realizar um mapeamento panorâmico, a partir da análise de literatura da área, desde a década de 1950 até a atualidade, para verificar quais critérios foram apontados pelos autores como relevantes para o desenvolvimento dos softwares. Como suporte teórico e metodológico, dentro da perspectiva da indexação automática, analisou-se: a Semântica e a Sintaxe; a Linguística computacional e o Tratamento de documentos textuais para fins de recuperação da informação. Para tal, utilizou-se do procedimento metodológico de Análise de Conteúdo, identificando os critérios de indexação automática desenvolvidos e utilizados no período através de relato de experiência dos próprios pesquisadores autores. Priorizaram-se aqueles que têm como preocupação central o tratamento das questões semânticas do documento textual. Como resultados finais, obteve-se o levantamento dos principais critérios e a proposição de possíveis combinações entre eles, visando auxiliar aos pesquisadores e desenvolvedores de softwares para automação da primeira etapa do processo de indexação, que trata da extração de termos possivelmente relevantes para representação do conteúdo do texto trabalhado. Tornou-se possível, desta forma, a utilização dos critérios que estavam dispersos na literatura através de relatos de experiências e que nem sempre são divulgadas nas áreas de interseção com a Ciência da Informação - CI, tais como a Linguística e a Ciência da Computação. Entre os objetivos alcançados, encontram-se: (1) listagem dos critérios encontrados na literatura; (2) caracterização de cada critério e (3) listagem dos critérios mais recorrentes. Além desses, encontra-se o objetivo principal do trabalho, com a obtenção de um conjunto de critérios selecionados que correspondem àqueles considerados ideais e sugeridos pela pesquisadora.

Texto completo: PDF