Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

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REPRESENTAÇÃO DOCUMENTAL: PESQUISA E ENSINO
Zaira Regina Zafalon, Paula Regina Dal'Evedove

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


Em Biblioteconomia e Ciência da Informação o tratamento da informação é comumente trabalhado na perspectiva descritiva e temática. Compreendendo a representação documental como uma convergência de processos e instrumentos destinados à criação de produtos documentais, considera-se oportuno que a construção de conhecimentos relativos ao campo de estudo sejam cada vez mais pensadas em conjunto, quer seja para a consolidação de pesquisas teórico-metodológicas, quer seja como respaldo à formação acadêmica. Nessa perspectiva, este estudo propõe-se a contextualizar o ensino e a pesquisa que envolvem a representação documental praticada no curso de bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da temática no âmbito da literatura especializada da área de organização da informação e das disciplinas formativas que compõem os eixos “Organização da Informação” e “Representação dos registros do conhecimento” da grade curricular do respectivo curso. Mediante uma análise crítica, verificou-se os avanços obtidos no que se referem ao ensino e à pesquisa acadêmica, bem como a correlação que pode ser estabelecida entre o ensino de graduação e as perspectivas multidisciplinares na pós-graduação e na pesquisa docente.


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