Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM BIBLIOTECA ESCOLAR: UMA ANÁLISE NA BIBLIOTECA DO COLÉGIO CEI MIRASSOL
Arthur Ferreira Campos, Ana Luiza Dantas Galvão, Aianne Rafaella Dantas de Medeiros, Magaly Alexandre Santiago, Fernando Luiz Vechiato

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

Este trabalho de pesquisa é fruto de uma atividade da disciplina de Serviço de Informação, do curso de graduação em Biblioteconomia da UFRN. A proposta busca analisar uma unidade de biblioteca escolar da rede privada de ensino, devido as grandes problemáticas e limitações que assolam as bibliotecas escolares no Brasil, seja pública ou privada. A biblioteca escolhida como estudo foi a do Colégio CEI (Centro de Educação Integrada) unidade de Mirassol. Procura-se identificar como a bibliotecária do local gerencia e medeia a informação na biblioteca (que são duas), tendo como projeto final a formação de leitores independentes. Infere-se que, com a parceria dos professores, a realização de atividades conjuntas de leitura para os jovens estudantes é alta. A metodologia de pesquisa é realizada por meio de um roteiro de entrevista destinado à bibliotecária, objetivando conhecer os mecanismos utilizados no serviço de referência da instituição. Como resultados, percebe-se a necessidade de outro bibliotecário para somar na divisão de tarefas, já que, a atenção maior é direcionada à biblioteca infantil. Isso faz com que a biblioteca do ensino fundamental e médio tenha uma quantidade diminuta de projetos de incentivo à leitura, auxílio à pesquisa, entre outros.

Palavras-Chave: Biblioteca Escolar. Serviço de Referência. Ações Educacionais. Incentivo à Leitura. Pesquisa.

Texto completo: PDF