Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DA GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NA JOHNSON & JOHNSON
Caynã de Sá Franco, Thais Lopes Canazaro de Aguiar

Última alteração: 2016-10-16

Resumo


Percebe-se, a cada dia, uma maior abrangência e intensificação da globalização e de seus reflexos na geopolítica mundial, nas relações socioeconômicas, nas organizações administrativas, inclusive, na vida pessoal. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre Gestão Estratégica, Administração Estratégica, Informação, Conhecimento, Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Inteligência Competitiva e Planejamento Estratégico, apresentando breves considerações sobre suas definições e conceitos. Depois, foi realizado um estudo de caso, a fim de analisar especificamente a Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento na multinacional Johnson & Johnson: aplicando Matriz SWOT, Fatores Críticos de Sucesso, as cinco forças de Porter e Balanced Scorecard. Entende-se, neste artigo, Informação como algo tangível que visa o conhecimento, ou algo tangível usado para transmitir e representar o conhecimento explícito. Quanto a Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento, a primeira pretende relacionar gestão estratégica e novas tecnologias da informação e comunicação, estabelecendo políticas de recuperação e disseminação seletiva da informação; a segunda dá importância fundamental aos fluxos de conhecimento, entre funcionários, capazes de mudanças positivas e geração de capital intelectual. Embora as definições e conceitos dos termos supracitados sejam estudados com brevidade no presente artigo, evidencia-se a importância de estudos futuros aprofundados nesta discussão. Urge refletir a atuação de bibliotecários como gestores da informação, assim como a Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento.

Palavras-chave: Gestão Estratégica. Gestão da Informação. Gestão do Conhecimento. Inteligência Competitiva. Planejamento Estratégico.


Texto completo: PDF