Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte: 
MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DOCUMENTÁRIA PARA MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS: Uma experiência na Academia Sergipana de Letras
Cláudia Santana Santos, Karla Oliveira Andrade, Barbara Coelho Neves, Márcia Ivo Braz

Última alteração: 2016-10-16

Resumo


Avaliando o contexto atual da Sociedade da Informação e da disseminação da informação, surge a necessidade de organizar, armazenar tais informações, mas para tal, o acesso aos registros informacionais tendem a ser facilitados. Desta maneira, é importante ressaltar o papel das bibliotecas como um centro depositário de informação, e sua importância tem sido requerida pela sociedade para adoção de ferramentas que facilitem o acesso aos documentos, criando a democratização do conhecimento, requisito este indispensável na atualidade. Sendo a biblioteca responsável pela guarda de documentos e/ou informações as mesmas carecem de organização e disponibilização do acervo para a sociedade. Nesse contexto, o projeto realizado na Biblioteca da Academia Sergipana de Letras, intitulado Manual de Procedimentos de Análise Documentária para Materiais Bibliográficos na Academia Sergipana de Letras (ASL) objetiva apresentar uma politica de indexação que facilite a identificação de informações necessárias à descrição do material avaliado proporcionando à biblioteca da ASL o auxílio necessário no processamento técnico pelos catalogadores, o que será refletido durante os trabalhos técnicos de registro dos documentos (catalogação, indexação e representação temática), como também, na recuperação das informações por parte dos usuários, alcançando assim as transformações sociais e informacionais eminentes e, igualmente, abrir espaço para o surgimento de novas soluções para problemas relacionados ao acervo da biblioteca.

Palavras-chave: Análise documentária. Biblioteca. Política de indexação. Recuperação da informação. Representação da informação.


Texto completo: PDF