Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
A IMPORTÂNCIA DO SIGNIFICADO DA INFORMAÇÃO NOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DA CIDADE DE RECIFE – PERNAMBUCO
Diego Felipe Lourenço da Silva, Fábio Alexandre de Mesquita Pequeno, Michel Garcia de Araújo

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

A criação de significado é ininterrupta: não existe início ou término, sendo ela um processo contínuo de atividades e concepções que compõem a vida da organização. Neste processo contínuo, as pessoas selecionam pacotes de conhecimento e experiência para rotulação e ponderação, e a maneira como elas fazem esta seleção fundamenta-se na ênfase levada por determinadas atividades ou projetos em que elas estão realizando no momento. Uma rede de significados e interpretações comuns gera um clima de ordem social, sequência temporal e nitidez contextual que dá aos participantes da organização clareza para coordenar e relacionar suas ações, pois ela é um método social contínuo em que os indivíduos analisam fatos passados, selecionam partes da experiência e optam por determinados pontos de referência para tecer redes de significados. Sendo um arcabouço cognitivo, a rede apresenta critérios para escolher, avaliar e processar a informação. Para harmonizar diversidade e organização, as organizações desenvolvem procedimentos de comunicação que permitem aos membros de um grupo expandir suas ideias para acomodar múltiplas interpretações.

Palavras-chave: Criação de significado. Eliminação de ambiguidade. Fluxo de informações. Rede de significados. Cognição.

Texto completo: PDF