Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
ANÀLISE DE ASSUNTO COMO UM FATOR RELEVANTE NA RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DA BIBLIOTECA DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DA UFMG
Jordeilson de Lana Silva, Sara Jaqueline Santos da Silva, Célia Dias da Consolação

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

A análise de assunto é uma etapa base para o tratamento temático da informação que constitui um dos elementos chave para a recuperação da informação. A aplicação dessa técnica é composta por três etapas, serviço de referência, descrição do item bibliográfico e indexação. Possui diversas maneiras de utilização o qual será de acordo com a comunidade de usuários que a unidade de informação está inserida. Dessa forma, abordamos em nosso estudo como é empregada a análise de assunto na biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH e a sua relevância na recuperação da informação percebida pelos usuários. Para tanto, foi realizada entrevista semiestrutura com os bibliotecários e usuários da biblioteca e analisamos as respostas através de categorias baseada na técnica de análise do discurso segundo Bardin (1994), o qual nos permitiu identificar que os bibliotecários utilizam-se de informações obtidas pelo bibliotecário de referência para atribuir notação de assunto e termos de acordo com o perfil e necessidade dos usuários, porém na entrevista com os mesmos percebemos algumas falhas no sistema de recuperação de informação. Concluímos que a análise de assunto realizada pelos bibliotecários da FAFICH de maneira adequada no que concerne à técnica, mas ainda há o que melhorar para garantir um maior índice de precisão na recuperação da informação.

Palavras-chave: Análise de Assunto. Recuperação da Informação. Aplicabilidade da análise de assunto. Biblioteca universitária. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH.

Texto completo: PDF