Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

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GESTÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES: COMO ESTRUTURAR E AVALIAR SERVIÇOS INFORMACIONAIS IMPACTANTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR
Judson Daniel Oliveira da Silva

Última alteração: 2016-10-16

Resumo


Diante da visualização da importância do papel educativo do bibliotecário e da biblioteca nas normas legislativas que regulamentam os sistemas de educação do país, busca-se indicar como gestores de bibliotecas em ambiente escolar podem criar objetivos estratégicos para fomentar o uso das unidades como instrumento pedagógico. Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica da literatura da área, reunindo indicadores de avaliação estratégica, objetivos pedagógicos de serviços de educação de usuários no âmbito de letramento informacional e ferramentas de medição de qualidade da prestação de tais serviços. Os resultados mostraram que os objetivos específicos da proposta do letramento informacional podem ser utilizados como metas estratégicas para o fomento da qualidade da biblioteca escolar e que a avaliação da estrutura da unidade e a medição da satisfação dos usuários com os serviços informacionais prestados são passos primordiais para a seleção dos objetivos/habilidades/competências que devem ser priorizados nas atividades de educação de usuário.

Palavras-chave: Biblioteca escolar. Gestão de biblioteca escolar. Avaliação de serviços.


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