Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
CARACTERIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA EM INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL COMPETITIVA
Marcelo Costa da Silva, Adelaide Helena Targino Casimiro, Emeide Nóbrega Duarte

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

Os grupos de pesquisa são responsáveis pela investigação de temáticas relevantes no âmbito científico, pois conduzem o debate e acirram o saber-fazer, contribuindo, sobremaneira, para a construção de conhecimentos. O objetivo geral da pesquisa é caracterizar os grupos de pesquisa sobre inteligência organizacional quanto aos aspectos gerais, institucionais, recursos humanos e especialidades do conhecimento que o constituem. Metodologicamente, quanto à natureza é considerada como abordagem quantitativa e qualitativa, e como estudo do tipo documental desenvolvido no ambiente da web. Os documentos de formato eletrônico analisados correspondem aos cadastros dos grupos de pesquisa sobre inteligência organizacional e competitiva no campo da Ciência da Informação, escolhidos pelo critério de busca por descritores, caracterizando a amostra como intencional. Trata-se de um estudo de nível exploratório-descritivo. Como resultados, identificam na recuperação parametrizada 13 grupos, que trabalham com o tema em questão, na sua maioria se concentram na região Sudeste e demonstram a importância e o envolvimento de pessoas na busca por resultados que possibilitem inovações tecnológicas e informacionais. As linhas de pesquisas, embora se diferenciem, algumas apresentam termos estudados bastante semelhantes entre os grupos. Foram recuperadas 62 linhas desenvolvidas pelos grupos com temas semelhantes e percebe-se positivamente uma preocupação dos pesquisadores envolvidos em como potencializar e desenvolver um ambiente competitivo e identificar os recursos informacionais dentro de uma organização. Produzir artigos, participação em eventos, dissertações e teses, livros e outras produções fazem parte das expectativas dos grupos. Em relação à formação de competências, os grupos pretendem ministrar cursos, promover extensão integrada, desenvolver instrumentos de recuperação da informação, realizar estudos prospectivos nas organizações, fortalecer laboratórios, fortalecer a pesquisa, organizar eventos, desenvolver produtos e serviços e discutir a teoria e a prática de Inteligência Competitiva.

Palavras-chave: Inteligência Organizacional. Inteligência Competitiva. Grupos de pesquisa no Brasil.

Texto completo: PDF