Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
A IMPORTÂNCIA DOS BIBLIOTECÁRIOS EMPREENDEREM NO MERCADO DE LIVRARIAS: DIANTE DA PERSPECTIVA DE NOVOS EMPREGOS E EXPANSÃO DO CONHECIMENTO
Anne Ramayhara Mendes Gomes

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

Ressalta o empreendedorismo no ramo de livrarias como oportunidade de negócio aos Bibliotecários. Descreve o aparato histórico das livrarias. Retrata o perfil dos novos usuários. Apresenta as perspectivas econômicas do mercado. Relata sobre as contribuições das livrarias na educação. Discorre sobre a importância de empreender utilizando técnicas de planejamento estratégico e marketing. Destaca sobre a seriedade da leitura no processo de desenvolvimento cognitivo. Desperta o Bibliotecário para a criatividade e empreendedorismo. Compara o mercado na compra de livros on line com a estrutura física em São Luís MA. Relata a colaboração desse empreendimento para abertura de novos empregos. Observa que empreender é agregar valor ao produto. Compreende a necessidade de investimentos nesse mercado, utilizando como modelo a metodologia desenvolvida por Frederick W. Taylor, denominada “Escola de Administração Científica”. A pesquisa utilizada foi de maneira bibliográfica, preservando valores, analisando o perfil do usuário, identificando suas dificuldades com o sistema e o uso que este faz da livraria. As conclusões adquiridas pauta para a importância de Bibliotecários investirem nesse empreendimento.

Palavras-Chave: Empreendedorismo. Educação. Mercado de Trabalho. Livrarias. Planejamento Estratégico.

Texto completo: PDF