Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
LÓGICA APLICADA À BIBLIOTECONOMIA
Daiane de Souza Rebelo, Taciana Natália Lopes, José Marcone dos Santos

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

Analisa a importância da presença da disciplina de lógica nas graduações de biblioteconomia com ênfase no curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco. A disciplina na UFPE passou por duas alterações na última modificação da grade curricular no Departamento de Ciência da Informação da UFPE, a primeira modificação refere-se à mudança na nomenclatura e a segunda diz respeito a mudança de departamento em que era ministrada. O objetivo desta pesquisa é verificar a contribuição da disciplina de lógica para a área e sua aplicabilidade para o profissional da informação. Como procedimento metodológico utiliza a revisão de literatura e quanto à natureza enquadra-se como pesquisa exploratória e descritiva. Como resultado conclui que há um melhor aproveitamento para os discentes de biblioteconomia quando a lógica é aplicada pelo próprio curso de biblioteconomia e quanto á aplicação a lógica formal é utilizada principalmente no campo de recuperação da informação sendo essencial também para os campos de representação e organização da informação e do conhecimento.

Palavras-chave: Biblioteconomia. Lógica. Atuação Profissional. Grade Curricular.

Texto completo: PDF