Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte: 
SEÇÃO BRAILLE DA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL ARTUR VIANNA DA FUNDAÇÃO CULTURAL DO PARÁ: 41 ANOS MEDIANDO À INFORMAÇÃO PARA O DEFICIENTE VISUAL
Irlaneide Brito Cabral

Última alteração: 2016-10-16

Resumo


Aborda a mediação da informação presente na seção Braille da Biblioteca Pública Artur Vianna da Fundação Cultural do Pará através dos serviços e produtos oferecidos aos seus usuários. Faz um breve apanhado sobre cada um deles ressaltando o quanto esses serviços são fundamentais para os usuários dessa seção. Descreve os fatos que se fazem presentes no ambiente, no qual o deficiente visual se beneficia através do aparato que recebe pelo empenho da equipe técnica que lá atua e que se esforça ao máximo para atender as necessidades informacionais dos mesmos. Destaca a importância da seção por ser considerada como referência já que é a única biblioteca pública da região norte que possui este tipo de seção. Fala sobre a programação especial que aconteceu por ocasião do aniversário de 41 anos, no qual ocorreram várias programações como torneios e concursos. Apresenta algumas informações sobre o Sistema Dosvox, assim como uma revisão de literatura sobre a questão da deficiência visual e a mediação da informação.

Palavras-chave: Mediação-informação. Deficiente visual. Sistema Dosvox. Seção Braille.Fundação Cultural do Pará.


Texto completo: PDF