Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
SERVIÇO DE REFERÊNCIA DA BIBLIOTECA SETORIAL DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: DIAGNÓSTICO E AÇÕES DE INTERVENÇÃO
Jéssica Souza Martins, Joana Karolina de Alencar, Alline Heloise Valle Paiva, Fernando Luiz Vechiato

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

O serviço de referência em uma biblioteca faz a ponte entre o acervo informacional e os seus usuários. Considerando a importância desse serviço, em especial para as bibliotecas universitárias, foi realizado um estudo de caso na Biblioteca Setorial de Odontologia Prof. Alberto Moreira Campos, unidade integrada ao Sistema de Bibliotecas (SISBI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o objetivo de diagnosticar o serviço de referência da referida biblioteca e propor ações de intervenção para a resolução dos problemas encontrados. Desse modo, em um primeiro momento, realizou-se um diagnóstico do serviço de referência a partir de aplicação de entrevista semiestruturada com o bibliotecário. O roteiro de entrevista foi elaborado com base na literatura especializada. Em um segundo momento, foram propostas ações de intervenção para a melhoria dos serviços de informação a partir dos problemas encontrados, soluções estas que são classificadas como de curto prazo a elaboração da sinalização dos setores e longo prazo de tempo a adaptação do ambiente.

Palavras-Chave: Serviço de Referência. Serviço de Informação. Biblioteca Universitária. Biblioteca Setorial.

Texto completo: PDF