Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
O PAPEL EDUCATIVO DO BIBLIOTECÁRIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR: ANÁLISE DE DISCURSO DOS USUÁRIOS DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
Pedro Alves Barbosa Neto, Jéssica Valesca Toscano Pereira, Judson Daniel Oliveira da Silva, Rosa Milena dos Santos

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar o discurso de estudantes sobre o papel educativo do bibliotecário, mais precisamente sobre o auxílio à pesquisa escolar em unidades de informação. Utilizou-se como metodologia a realização de entrevistas com alunos do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, além de pais de alunos que frequentam a unidade de informação da instituição de ensino onde seus filhos estudam.  A amostra foi composta por alunos do ensino fundamental e médio de uma biblioteca escolar de ensino privado. A análise da entrevista mostra que a metodologia utilizada foi eficiente no alcance dos objetivos do estudo, concluiu-se que os estudantes envolvidos na pesquisa enxergam os serviços de informação relativos ao papel educativo do bibliotecário como algo de fundamental importância para o seu processo de ensino-aprendizagem escolar.

Palavras-Chave: Biblioteca escolar. Papel educativo do bibliotecário. Auxilio à pesquisa.

Texto completo: PDF