Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte: 
TURMA VIRTUAL/SIGAA: ASPECTOS DE USABILIDADE, ENSINO E APRENDIZAGEM NA UFRN E UFS
Fernanda Costa, Thiago Lima Souza, Ludmilla Silva de Oliveira

Última alteração: 2016-10-16

Resumo


Resumo: Tendo como objetivo analisar a Usabilidade da turma virtual do Sistema Integrado de Gestãode Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) eUniversidade Federal de Sergipe (UFS), com uma maior especificidade ao identificar como ausabilidade está atrelada a ensino e aprendizagem nesse Ambiente Virtual, fazendo também um registrode como a mesma se encontra e problematizando se eventualmente problemas de uso da turma virtual,podem prejudicar o processo de busca por informação, bem como o processo de ensino e aprendizagem.Em contraprestação, ainda foi possível fazer uma amostra das características da interatividade e asambiências do sistema. A metodologia utilizada parte de variadas fontes de informação e principalmentede parâmetros Heurísticos da Usabilidade, justificando-se que usando esses parâmetros podemosperceber dentro desse Ambiente Virtual, como estão ligados a ensino e aprendizagem, observando dequal maneira o uso da turma virtual, ajuda nesses quesitos. Podendo considerar finalmente, que acontribuição dessa análise de usabilidade coopera para o estudo do SIGAA e de sua turma virtual, bemcomo o uso dessa está facilitando os processos já citados, dentro de ambas as instituições, observando que os problemas encontrados são mínimos frente a contribuição que o sistema AVA contribui no ensino e aprendizagem dos discentes dessas instituições de ensino.

Palavras-chave: Ambiente Virtual; Turma Virtual-SIGAA; Usabilidade; SIGAA – UFRN; SIGAA – UFS.


Texto completo: PDF