Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO AGENTE INCENTIVADOR DA LEITURA: O CASO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL CENTRO PROFISSIONALIZANTE DEPUTADO ANTONIO CABRAL (CPDAC) E A ANALISE DE SEUS HÁBITOS DE LEITURA
Andreza Rimar Dutra, Roselaine Gomes Ferreira, Ana Cecília de Brito Valença Guimarães, Maria de Fátima Gomes Lacerda

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

Ler proporciona ao indivíduo novas descobertas. Com a leitura o indivíduo passa a adquirir práticas e conhecimentos, modificando a sua percepção do mundo. A leitura é uma porta que abre passagem para diversos universos diferentes. Além da informação inicial a visão pessoal do leitor irá determinar novos pensamentos, irá criar diferentes interpretações, recriará ideias, ela dá significado à vida e ao papel de cada um diante a sociedade em que está inserido. A capacidade de ler do aluno, quando ele é ainda criança, está veiculada com a biblioteca e o bibliotecário escolar, fortalecendo o ensino do professor em sala de aula oferecendo ao estudante novas informações de forma dinâmica e criativa. O bibliotecário escolar tem um papel fundamental na formação intelectual do aluno. Para que se tenham resultados satisfatórios, quando se trata da formação de leitores na escola, é preciso que se tenha uma biblioteca escolar bem estruturada e um profissional bibliotecário capacitado. A biblioteca precisa sempre esta com o seu acervo atualizado para oferecer condições de trabalho para o profissional bibliotecário, fazendo com que ele cative e estimule os alunos a irem mais vezes na biblioteca, pois lá é o espaço de aquisição dos conhecimentos. O presente artigo apresentou a relação e o hábito de leitura desses estudantes do 1° e 3° ano do ensino médio da escola pública estadual CPDAC.

Palavras-chave: Biblioteca Escolar. Leitura. Profissional Bibliotecário. Hábitos de leitura. CPDAC.

Texto completo: PDF