Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
MAPEAMENTO E ANÁLISE DO USO DE BLOGS PELAS BIBLIOTECAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
Caynã de Sá Franco

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

A partir da crescente penetração das tecnologias da informação e comunicação em nosso cotidiano e da utilização das mesmas por uma parcela significativa da população brasileira, torna-se necessário produzir pesquisas e estudos sobre os possíveis usos e apropriações dessas tecnologias pelas bibliotecas. O termo Blog é uma derivação do termo Webblog que foi utilizado pela primeira vez no final da década de 1990, época em que os blogs se caracterizavam por serem rudimentares e primitivos. Entretanto, esta mídia social se transformou com o passar dos anos, mostrando ser capaz de atender às diferentes formas de uso, entre elas a utilização por parte das bibliotecas. O objetivo geral deste artigo é identificar e realizar um estudo do tipo de uso e apropriação dos blogs por parte das bibliotecas das universidades federais brasileiras. Devido a grande quantidade de blogs de bibliotecas universitárias federais no âmbito brasileiro, tornou-se necessário escolher os blogs de bibliotecas universitárias federais brasileiras que seriam analisados. Foram analisados todos os posts de cada blog selecionado, submetendo-os (posts) a determinadas categorias, criadas a partir da análise das postagens. Com as análises realizadas, a partir dos dados obtidos, entende-se que os blogs de bibliotecas evidenciam a necessidade de repensar a maneira como são utilizados. Seria interessante procurar usar o blog para promover projetos e capacitações promovidos pela própria biblioteca, e também para promover discussões sobre assuntos pertinentes, buscando uma participação direta do usuário.

Palavras-chave: Mediação. Apropriação. Biblioteca 2.0. Mídias sociais. Blog.

Texto completo: PDF