Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
INFORMAÇÃO INDÍGENA EM DISSERTAÇÕES: RESULTADOS PRELIMINARES DE PESQUISA
Josélia Rodrigues da Silva Silva, Eliane Bezerra Paiva, Francisca Arruda Ramalho, Ediane Toscano Galdino de Carvalho

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

Resumo: As dissertações se constituem fontes de informação primárias pois registram o conhecimento recém produzido. A presente comunicação que é fruto de uma pesquisa de iniciação científica que tem como objetivo geral "analisar as dissertações de Mestrado, vinculadas aos Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGA) e Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que registram a informação indígena". O texto que ora apresentamos relata apenas os resultados preliminares referentes ao PPGA, uma vez que já concluímos toda a coleta de dados referente a esse programa de pós-graduação. A metodologia abrange uma pesquisa bibliográfica e documental e o universo corresponde a 39 dissertações defendidas no PPGA da UFPB no período de 2013 a 2015. Os resultados apontam que, do universo estudado, apenas quatro dissertações (10,2%) incluem informação indígena. A análise preliminar dos resultados mostra que são quatro temáticas principais, dez correlatas, base da fundamentação teórica da pesquisa, e quatro etnias estudadas. Das quatro dissertações, a maioria (três) estuda etnias do Nordeste brasileiro (Jenipapo-Kanindé, Kapinawá e Xucuru-Kariri) e apenas uma do norte (Munduruku). Concluímos que é incipiente o número de dissertações, que tratam da informação indígena e que foram produzidas no PPGA nos últimos três anos. Estas dissertações se tornam relevantes quando sabemos que há carência de estudos sobre os povos indígenas do nordeste em razão da própria história desses povos.

Palavras-chave: Informação Indígena. Fontes de informação. Dissertações. Produção científica. Antropologia.

Texto completo: PDF