Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte: 
UM ESTUDO SOBRE A DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS
Kleber José Costa Barros, Rafaela Karoline Galdêncio de Moura

Última alteração: 2016-10-16

Resumo


Resumo: A utilização da internet cada vez mais integrada ao cotidiano das pessoas resulta emum crescente reconhecimento de que a internet está estimulando conexões e criando novasligações entre pessoas e organizações, como consequência as redes sociais virtuais criaramferramentas que fornecem aos pesquisadores o acesso a grandes quantidades de dados para aanálise empírica dessa formação. Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar adisseminação da informação nas redes sociais virtuais e discutir o papel do bibliotecário naevolução tecnológica. Os primeiros relatos de serviços que possuem características desociabilizar dados surgem no ano de 1969, com o desenvolvimento da tecnologia dial-up e olançamento do Compuserve e em 1977 foi criada a primeira rede social virtual: a Six Degrees.As redes sociais virtuais têm um papel importante junto à distribuição da informação,estabelecendo uma velocidade muito maior na possibilidade de acesso e no uso da informação.Com a evolução tecnológica, a atuação dos bibliotecários tem mudado em virtude das demandasoriundas das tecnologias, da globalização e da valorização da inteligência e do conhecimento,mas para que aconteçam tais mudanças, tem que haver um planejamento nas bibliotecas. Astecnologias desafiam o bibliotecário no desempenho de seu trabalho e até mesmo na sua funçãosocial, além de tornarem a mediação um processo mais significativo para o acesso à informação.

Palavras-Chave: Disseminação da informação. Distribuição da informação. Redes sociaisvirtuais. Tecnologia da informação. Sociedade em rede.


Texto completo: PDF