Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
BIBLIOTECAS ESCOLARES: PASSADO, PRESENTE E O QUE SERÁ DO FUTURO?
Bianca Silva de Sousa, Maysa Fernanda Ferreira Lindoso

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

Trata de um levantamento histórico da situação das bibliotecas escolares no início da colonização brasileira até hoje demostrando que em diversos momentos da história podemos perceber que as bibliotecas foram tratadas como não sendo prioridade, ou melhor, dizendo algo banal que não merecia atenção especial sendo muita das vezes negligenciada por governos de diferentes épocas assim como também acontece com a educação, fazendo relação com papel social do bibliotecário e da biblioteca na construção de uma sociedade leitora e crítica. Traz também uma explanação sobre a Lei Brasileira 10.753/03 e a Lei Brasileira 12.244/10, suas consequências e uma breve crítica a elas. Apresenta uma proposta que pode ser uma alternativa para motivar melhorar a visão da população em relação à biblioteca escolar. A metodologia é constituída de pesquisa exploratória, com revisão documental. Teve como conclusão que o descaso vem de muito tempo mais nós bibliotecários temos que reverter esse processo de abandono do que poderia ser um dos melhores instrumentos de ação socioeducativa.

Palavras-Chave: Biblioteca Escolar – intervenção social. Bibliotecário – Lei 10.753/03 – Lei 12.244/10

Texto completo: PDF