Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte:
O USO DO FACEBOOK: BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPE
Danielle Karla Martins da Silva, Heitor José Araújo Do Nascimento Cavagnari, Francisca Layany de Souza Pires, Márcia Ivo Braz, Hélio Márcio Pajeú

Última alteração: 2016-10-16

Resumo

A biblioteca universitária tem como papel institucional ser uma facilitadora do acesso e do uso da informação naquilo que diz respeito à formação do estudante universitário. Desse modo, em busca de atualizações, é importante que as bibliotecas de modo geral, atraiam o seu público com dialogo. Nessa relação, a comunicação estabelecida pelos novos suportes das ferramentas da Web 2.0 se mostra como importante ponte de conversa. Uma dessas inúmeras ferramentas é o Facebook que pode ser utilizado tanto para a apresentação dos serviços e produtos da biblioteca quanto para o marketing. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo avaliar a utilização do Facebook nos serviços da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob o ponto de vista dos seus gestores, mostrando o posicionamento destes quanto à implantação e uso dessa mídia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que traz uma revisão de literatura, tanto sobre as bibliotecas universitárias, como sobre os serviços oferecidos pela Web 2.0, com o foco voltado para o Facebook. Consideramos que a BU é uma unidade bastante propícia para a implantação e utilização da rede social de relacionamento Facebook, por justamente ser uma ferramenta amplamente usada pelo seu público e com grande potencial de interação. Obtivemos o resultado, através da biblioteca pesquisada, do quão válido pode ser o uso do Facebook nas bibliotecas, e propomos o início do uso dessa ferramenta para todas as outras bibliotecas que ainda não usufruem dessa mídia.

Palavras-chaves: Bibliotecas Universitárias. Web 2.0. Facebook. Rede Social. Marketing.

Texto completo: PDF